Tendências para a contabilidade empresarial em 2021

Tendências para a contabilidade empresarial em 2021

Finalmente chegamos no tão esperado 2021. Primeiramente, desejamos um próspero ano a todos vocês e estamos animados com as novas perspectivas que a entrada em uma nova década carrega. 

Todos sabemos que 2020 não foi um ano fácil, para quase nenhum setor, mas é inegável que se tratou também de um ano de aprendizado. Com a instauração da pandemia mundial do coronavírus, somado aos decretos de lockdown, os mercados inevitavelmente se voltaram para o digital para evitar colapsos ainda maiores. Como consequência, vimos diversas tendências e processos sendo fortemente acelerados em empresas de quase todos os ramos de negócio. Na contabilidade, portanto, não poderia ser diferente. Se antes do Covid-19 já se via uma tendência à digitalização dos processos, agora, ela é mais do que realidade. Considerando que 2020 foi um catalisador para tantas mudanças sociais e econômicas, achamos importante conversarmos sobre o que 2021 reserva para o mercado da contabilidade empresarial.

A partir de agora, a substituição de operações tradicionais por processos digitalizados e automáticos se realizará com uma velocidade muito maior do que víamos há 12 meses atrás. Do ponto de vista das empresas, isso é muito positivo. A inovação através de sistemas de automatização e gestão contábil tem possibilitado aos clientes dedicarem muito menos tempo às rotinas de contabilidade e ter muito mais assertividade e segurança em sua administração tributária. 

Sob a ótica dos prestadores de serviço como nós, a inovação já está trazendo uma mudança bastante forte em termos de recrutamento e treinamento de profissionais. A tendência é vermos cada vez mais membros de equipe destinados à programação, manutenção e alimentação dos sistemas digitais, garantindo com que o processo de desburocratização aconteça sem nenhuma dor de cabeça para os clientes. 

A tecnologia definitivamente vai conquistar cada vez mais espaço na prestação de serviços com um todo, mas acreditamos muito que o propósito seja de otimização e desburocratização de processos. Isso quer dizer que a proximidade e o atendimento humano serão beneficiados pela inovação mas não serão substituídos. Vemos uma clara tendência de aproximação cada vez maior gerando tempos de resposta cada vez menores para garantir o amparo e suporte pleno de todos os clientes. Considerando um mundo cada vez mais digitalizado e, consequentemente, impessoal, consideramos que empatia e comunicação são capacidades fundamentais para ajudar cada vez mais o cliente a prosperar seu negócio.

Diante desse cenário, enxergamos um ano com um aprofundamento considerável em 3 principais fatores:

  1. Inovação tecnológica dos processos como protagonista
  2. O contador e o analista cada vez mais exercendo papel de consultor
  3. Desenvolvimento de soft skills como atributo central do aprimoramento da gestão em atendimento

As mudanças descritas acima não ajudam só a encararmos o cenário atual, mas traz grandes conquistas à frente da adaptabilidade do setor contábil como um todo. Todo o cenário está sendo alterado nesse momento de pandemia, e diversos outros fatores têm grande potencial de permanecerem e também de continuarem mudando, seja por aspectos políticos, tecnológicos, mercadológicos ou de saúde pública. Pode-se considerar mudanças na tecnologia, na legislação de todos os segmentos, no comportamento e na necessidade dos clientes, e isso tudo demanda uma adaptação rápida do profissional contábil.

O mais importante de tudo que vivemos e ainda vamos viver é o aprendizado. Temos a cultura de enxergar a adversidade e a mudança como oportunidades de evolução e não como uma ameaça. Dessa vez, isso não é diferente. Sairá na frente o profissional que souber se adaptar a toda essa nova realidade. Dentro do Grupo MHM tomamos todas as medidas para não só nos enquadrarmos neste novo panorama, mas para sairmos à frente e garantir o maior retorno possível para os nossos clientes. 

Comece 2021 com o pé direito e conte com a nossa equipe para ajudar a estruturar um ecossistema propício para a transformação de ameaças em oportunidades.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário