Você Sabia? 86% das empresas tem pelo menos 1 irregularidade

Você Sabia? 86% das empresas tem pelo menos 1 irregularidade

Segundo dados do Governo Federal, o Brasil tem 18.466.444 empresas ativas (dados de Junho de 2020). Foi constatado a partir de uma pesquisa recente da Fundação Getulio Vargas que ao menos 86% desses empreendimentos apresentam pelo menos uma irregularidade contábil, número muito acima do aceitável sob basicamente qualquer critério.

No Grupo MHM, os principais casos com os quais temos que lidar ao receber novos clientes são: problemas com empresas anteriores de contabilidade e dívidas ativas não regularizadas. Como consequência, a vontade comum de quase todos os nossos clientes ao nos procurar é a busca por uma melhor qualidade de atendimento. 

Sem um acompanhamento próximo, guiado por diligência e proximidade, é muito difícil manter uma estrutura contábil dentro dos conformes no Brasil e, ao mesmo tempo, é essencial. A realidade tributária brasileira é extremamente complexa e burocrática, além de estar entre as alíquotas mais pesadas do mundo. De acordo com um estudo realizado pela Pwc em parceria com a Doing Business, nosso país ocupa a 184ª posição de um ranking de 190 países ordenados de acordo com sua eficiência nos procedimentos tributários. Em média, um empresário brasileiro passa em torno de 1500 horas por ano na preparação e pagamento de impostos.

Esse cenário só se agrava com o nível de despreparo de uma parcela de empresas contábeis do nosso país. Hoje, existem 73.012 escritórios de contabilidade no país de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade e, infelizmente, vários não apresentam conhecimento suficiente para atuação em determinados segmentos, ou, por descuido, cometem erros que podem gerar uma tremenda dor de cabeça para seus clientes. 

O nível de burocracia e complicação tributária, aliada à um baixo nível de serviço de uma parcela representativa dos profissionais contábeis, explicam os números que estamos apresentando aqui. O primeiro ponto mencionado não está em nossa alçada, então, por enquanto, ficamos na torcida de propostas de reformas. Com relação à competência, entretanto, o Grupo MHM pode garantir a expertise e qualidade na prestação de serviços. A MHM apresenta profissionais extremamente qualificados, e trabalha sempre com o intuito de prestar serviços de extrema qualidade a fim de oferecer tranquilidade e confiabilidade para nossos clientes.

Normalizar a situação de irregularidade ou não priorizar sua solução pode complicar muito a vida do empresário na pessoa física e jurídica. Caso a empresa não seja regularizada, ela pode receber multas severas, ou até mesmo processos judiciais. Em casos extremos, como o sócio responde pela empresa, o CPF dele também correrá o risco de receber processos. Além disso, caso a empresa mantenha uma relação ruim com a contabilidade que contrata, o serviço pode ser prejudicado, uma vez que não se confia no trabalho, e a empresa pode ser afetada pela demora no recebimento das informações solicitadas à contabilidade.

Com isso, nosso compromisso por excelência se torna ainda mais importante. Saiba como prevenir situações de risco e tenha uma solução completa que não te leva dores de cabeça, mas sim soluções confiáveis. Fale com um de nossos especialistas.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário