Por que a contabilidade no Brasil é tão complicada?

Por que a contabilidade no Brasil é tão complicada?

No mercado em que atuamos, essa é uma pauta muito trazida pelos nossos clientes. É muito comum (mais comum do que deveria) receber pessoas e empresas com medo e receio de estruturar processos contábeis. Há algumas semanas, escrevemos um artigo relatando sobre a complexidade tributária no Brasil. Isso faz com que o trabalho do contador seja essencial para que não fique nenhuma pendência contábil e que essas dores de cabeça sejam minimizadas ao máximo. Infelizmente, entretanto, profissionais contábeis podem agir somente até certo ponto, pois somos reféns do nosso sistema tributário e da política de diferentes governos. 

A pauta atual de “Reforma Tributária” surge exatamente dessa complexidade e recorrência dos problemas mencionados acima. A estrutura dos impostos brasileiros foi montada “por partes”, e conforme as necessidades que iam surgindo. Dessa forma, diversos impostos acabam reincidindo sobre um mesmo produto ao longo da cadeia de produção. Uma mudança envolveria uma engenharia enorme que fosse capaz de estruturar o link entre cada imposto, e entre duas ou mais incidências do mesmo imposto no mesmo processo de produção e venda. Devido ao seu impacto no processo produtivo do país, existe uma enorme pressão por parte das empresas e da mídia para que o sistema se adeque às práticas mais modernas e eficientes de tributação.

Até que isso aconteça por completo pode demorar algum tempo, e até lá, continuaremos vendo o receio permear o assunto que se tornou nossa expertise. A melhor forma das pessoas e empresas se preocuparem com e endereçarem a questão tributária brasileira é confiando a administração contábil à empresas qualificadas, e que prestem um serviço de qualidade. De maneira geral, somos otimistas no que diz respeito à reforma, pois consideramos ela essencial para a evolução do mercado brasileiro. Por mais que exista, porém, uma simplificação tributária no país, ainda será essencial contar com o auxílio de profissionais especializados no seu tipo de negócio, pois somente dessa maneira será possível maximizar resultados com a segurança e eficiência necessárias para se focar nos negócios. 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário