É melhor ser PJ ou PF?
Por conta dos tempos economicamente difíceis que estamos vivendo devido à atual crise sanitária gerada pela pandemia do novo coronavírus, estamos recebendo muitas perguntas sobre a entrada e reentrada do mercado de trabalho. Infelizmente, o Covid-19 levou muitos brasileiros a perderem seus empregos e obrigou muitas pessoas a reinventarem profissões, carreiras e negócios.
Diante deste cenário, escolhemos uma das questões mais perguntadas para responder aqui e lhe ajudar nesse período de transição. Afinal, é melhor ser PJ ou PF?
Antes de entrar mais a fundo no assunto, vale mencionar que qualquer pessoa pode escolher sua modalidade de contratação, lembrando claro que o contratante fará a opção de qual modalidade ele quer para o serviço. Com isso, preferimos já desmistificar de antemão que não existe fórmula mágica e a resposta mais assertiva é: depende.
Essa é uma escolha que deve ser guiada principalmente pela situação financeira de cada um, tornando impossível qualquer generalização. Para isso, é muito importante fazer um planejamento financeiro que vá ajudar a orientar sua decisão. Nele, deve-se colocar na balança, exatamente o quanto receberá e o quanto precisará pagar de impostos em cada uma das modalidades de contratação (Pessoa Jurídica ou CLT).
Além disso, existem alguns outros pontos a serem analisados para a tomada de uma boa decisão. Entenda agora todas as vantagens e desvantagens de ser PJ ou PF.
VANTAGENS DE SER PF
- Estabilidade de emprego
- Respaldado pela CLT
- Recebe 13º salário
- Recebe seguro desemprego
- FGTS
- INSS
- Horas extras
- Tem limite máximo de 44 horas semanais
- Vantagens de convenções
DESVANTAGENS DE SER PF
- Tem mais descontos incidindo sobre o seu salário
- Geralmente recebe um valor líquido menor
- Pode estar restrito a trabalhar em somente uma empresa
- Precisa ter pessoalidade e habitualidade
- É legalmente subordinado à alguém
VANTAGENS DE SER PJ
- Valor total pago em impostos é menor
- Não tem subordinação
- Não tem horário específico
- Pode trabalhar em mais de uma empresa ao mesmo tempo
- Tem mais autonomia no planejamento da sua prestação de serviço
- Recebe um valor líquido maior pela prestação de serviços
DESVANTAGENS DE SER PJ
- Sem estabilidade de emprego
- Vínculo depende de serviços específicos
- Não tem carteira registrada, ou seja, não é resguardado pela CLT
- Obrigatoriamente deve ter uma empresa aberta
- Os impostos são pagos mensalmente
Agora você já tem todas as informações necessárias para tomar uma decisão mais assertiva para a sua situação de vida e preferências. Independente da escolha, entretanto, será necessário ter a intermediação de um contador, para cálculos e envio de impostos, análises salariais, consultorias com pessoas especializadas de acordo com a lei vigente, entre outros aspectos. No caso de PJ, também tem toda segurança para abertura da sua empresa, onde não precisará se preocupar com a parte burocrática de todo o processo.
Nenhum comentário