A importância da conciliação bancária para a gestão contábil

A importância da conciliação bancária para a gestão contábil

Conciliação bancária é a comparação do extrato bancário com o controle interno financeiro. Ela serve para otimizar o controle e a saúde financeira, facilitando assim processos e planejamentos, como também a identificação de fraudes.

Para se fazer uma conciliação bancária deve-se identificar todos os pagamentos e recebimentos do extrato bancário, informando os documentos a que se trata tais valores (é importante que elas não sejam agrupadas pois dificulta a identificação individual), comparando sempre os saldos finais do controle financeiro com o saldo da conta bancária referida. A princípio, muitas empresas realizam esse procedimento por meio de uma planilha e posteriormente adquirem sistemas ERP’s financeiros, os quais proporcionam mais eficiência.

Todas as empresas, independente se forem de pequeno, médio ou grande porte devem fazer a conciliação bancária e ela pode ser feita diariamente, semanalmente, mensalmente ou trimestralmente (fica a critério da empresa), pois ela depende da movimentação financeira. Empresas de grande porte geralmente optam por realizar a conciliação diária, devido ao alto volume de movimentação financeira e a consequente necessidade de maior controle.

Uma das questões que normalmente aparecem em relação à conciliação bancária é a diferença dela e do fluxo de caixa. Este, por sua vez, além de controlar as entradas e saídas como a conciliação bancária, também projeta possíveis pagamentos e recebimentos nos próximos períodos.

Os riscos de não se fazer a conciliação englobam a perda do controle financeiro e contábil da empresa, não captação de fraudes e falta de ferramentas de controle financeiro para futuros planejamentos.

Dada a importância dessa tarefa, uma empresa de contabilidade é muito indicada para ajudar empresas nesse processo. A empresa contábil, por ter uma rotina frente a frente com o financeiro de empresas diversas e atuantes em diferentes ramos, obtém uma visão ampla e é capaz de indicar relatórios e procedimentos que auxiliam no melhor controle para saúde financeira, tendo também experiências e muitas das vezes parcerias com Sistemas ERP financeiros. 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário