3 passos para escolher uma boa contabilidade

3 passos para escolher uma boa contabilidade

Todo mundo sabe as dificuldades burocráticas que o nosso país tem. Quando entramos no mundo da contabilidade, essa realidade só piora, pois além de muito complicado de seguir todas as exigências da receita, esse processo é demorado e está sujeito a constantes mudanças. Esse cenário, é o principal motivo dos problemas de irregularidade das empresas, problemas estes, que podem gerar complicações para sua pessoa física e jurídica (entenda com detalhes).

Apesar de obrigatório por lei, só ter um contador não lhe protege de tudo isso. Muitas das empresas hoje com sérios problemas de regularização, contavam na época com contadores os auxiliando, e é tendo isso em vista que decidimos escrever este guia sobre como escolher uma boa contabilidade em 3 passos:

  1. Pesquise sobre a competência técnica da assessoria contábil

Para saber se a opção que você está considerando para ser sua contabilidade tem a qualidade que você espera é importante procurar por alguns indicadores que vão atestar credibilidade e competência. O primeiro deles, é tempo de mercado. É muito difícil se manter em um mercado com tantos ofertantes, por muito tempo, com um serviço de má qualidade. Além disso, o tempo de mercado, assegura que a empresa já tenha encontrado e superado diferentes adversidades e atendido diferentes nichos de mercado, garantindo experiência e segurança na sua assessoria. Outro indicador importante, é a carteira de clientes. Busque por empresas com portfólios sólidos, com clientes de longa data, indicando satisfação e fidelidade. Nada lhe impede também, de conversar com esses clientes e conhecer mais sobre a empresa.

  1. Exija infraestrutura

Sua assessoria contábil deve fornecer a infraestrutura necessária para garantir suporte em todas as eventuais demandas de seu negócio. Isso envolve capacitação dos funcionários, localização do escritório e a tecnologia e planejamento por trás dos processos do escritório. Uma operação bem estruturada, que conte com as plataformas de tecnologia corretas são essenciais para otimização do seu tempo como contratante e para a maximização dos resultados da sua empresa, item vinculado diretamente à qualidade do serviço sendo prestado. Portanto, sempre verifique se as ferramentas tecnológicas utilizadas e parceiros estão dentro do padrão de mercado e se a gestão interna do prestador de serviço leva em consideração a modernização futura da contabilidade. 

  1. Atendimento humanizado e de qualidade

Este é um dos critérios mais importantes, pois quando não atingido, é o que dificulta sua vida nos momentos de maior necessidade: quando algo dá errado. Atualmente, muitas empresas estão priorizando a digitalização completa das operações em detrimento do nível de atendimento. Para garantir um serviço completo e de qualidade, atendimento e infraestrutura tecnológica devem andar lado a lado sempre! Chatbots e algoritmos de inteligência artificial ou machine learning são excelentes para automatizar tarefas recorrentes ou dúvidas banais. Infelizmente, cada negócio é extremamente específico, fazendo com que suas demandas nas horas mais importantes também sejam. Não poder contar com um atendimento humanizado de um profissional contábil credenciado que já conhece o histórico da sua empresa, pode colocar em risco não só seu processo de tomada de decisão, mas também a manutenção da regularidade da sua empresa. É exatamente nesse aspecto que muitos dos novos fornecedores digitais pecam (sem considerar o tempo de mercado).

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